O RealPlayer é um dos tocadores de vídeo mais famosos, além de ser um dos precursores do streaming, nos primórdios da internet. Apesar de ser mais utilizado para executar vídeos em formato proprietário, os famosos RMV, RMA e outros, o player suporta outros tipos de vídeo como o AVI, MPEG e mais recentemente, o FLV e o novíssimo HTML5.
Esta versão do RealPlayer traz o sufixo SP, que significa Social and Portable (social e portátil). A intenção é trazer o RealPlayer para a era das redes sociais e permitir uma integração mais ampla dos vídeos com elas e com gadgets portáteis como smartphones e MP3 players, incluindo o iPhone, iPod Touch e iPad.
Para quem ainda não entendeu, o RealPlayer SP nada mais é do que o RealPlayer 12.0, a nova versão do player de vídeos da Real Networks, com o nome modificado. No site oficial, inclusive, consta a informação de que se trata da versão 1.0 do RealPlayer SP, que denota a primeira versão do programa com funcionalidades de redes sociais e conversão de vídeo, algo que não estava presente em nenhuma das versões anteriores, justificando assim a mudança de nome, para diferenciar.
FUNCIONALIDADE E VERSATILIDADE
O visual do RealPlayer permanece o mesmo e a grande mudança está nas ferramentas. Você continua podendo executar discos de mídia, reproduzir vídeos, músicas e streaming. A diferença está nos detalhes e, como já foi mencionado, na integração com ferramentas de redes sociais.
RealPlayer Downloader
Esta nova ferramenta que já vem com o RealPlayer SP permite fazer o download automático de conteúdos em flash. Ou seja, da próxima vez que você precisar baixar um vídeo do bom e velho YouTube, você não precisará de nada além do RealPlayer SP.
Para fazer o donwload, você deve abrir o RealPlayer Downloader e abrir o endereço do vídeo desejado. Imediatamente, o arquivo começa a ser baixado para o seu disco rígido. Os vídeos são transferidos para uma pasta padrão, que pode ser modificada nas preferências do programa.
A boa notícia para quem usa redes sociais é que agora é possível compartilhar os vídeos baixados. Na janela de download, logo ao lado do nome do vídeo, há quatro pequenos ícones, que permitem compartilhar o vídeo no Twitter, Facebook, MySpace e via email.
RealPlayer Converter
Por padrão, todos os vídeos baixados do YouTube são salvos no formato FLV. Como este tipo de arquivo não é suportado pela grande maioria dos players, o RealPlayer resolveu oferecer o pacote completo e, junto ao Player e ao Downloader, oferece o RealPlayer Converter.
Esta ferramenta é muito fácil de usar e permite converter qualquer tipo de vídeo para as configurações exatas do iPhone, iPod, Zune, Xbox, Blackberry, smartphones da Nokia e muito mais. Basta arrastar o arquivo para dentro da janela, escolher o formato e aguardar.
Formatos
Se você pensa que o RealPlayer foi criado para suportar apenas os formatos RM (Real Media) e RMVB (Real Media Variable Bitrate), está muito enganado. Com um amplo suporte a formatos, o player é capaz de executar diversos arquivos.
- MP3, M3U, WAV, MPEG, MPG, MPV,
- MPS, M2V, M1V, MPE, MPA, AVI, MP4,
- M4E, M4V, WMA, WMV, WAX, ASF, ASX,
- WM, WMX, WVX, MOV, QT, AAC, M4A,
- MP2, MP1, MPGA, PLS, XLP, SSM,
- AU, AIF, AIFF, MID, MIDI, RMI, ACP,
- 3GP, 3G2, AMR, AWB, DIVX, FLV
Comentários
Leia antes de comentar:
Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.